O ponto cruz vem de épocas muito antigas… Aproximadamente 500 DC. Espalhou-se pela Europa, Ásia e Estados Unidos, principalmente na Inglaterra, onde foram encontrados os primeiros trabalhos, em 1598.
Naquele tempo, o ponto cruz era para as mulheres a única escola que lhes permitiu aprender junto a técnica dessa delicada arte: Letras do alfabeto, borboletas, flores, casas, bordas floridas e as famosas amostras (samplers – na língua Inglesa). Nos motivos, apareciam assinatura de quem realizava o trabalho, a data e as vezes a idade da bordadeira.
Temos aqui um exemplo de uma coleção do século XIX, um sampler (amostra) de uma garota chamada Elizabeth Jacobs de Long-Stowe (Inglaterra) feito em 1880.
Desde a Idade Média até os dias atuais o prestígio do ponto cruz nunca diminuiu. Os motivos ganharam novas inspirações e muita vitalidade, levando os trabalhos às possibilidades de enriquecer a decoração, dar ares a criatividade e também valorizar a habilidade manual.
A técnica para fazer o ponto cruz é simples e proporciona uma atividade relaxante, que não sobrecarrega a mente. Enquanto trabalhamos com o ponto cruz podemos ouvir música, conversar, etc.
É possível interromper um trabalho e retorná-lo após meses, com o mesmo prazer de antes.
Fonte: clubepontocruzVocê gostaria de ter uma renda extra revendendo folheados e bijouterias com preço baixo e qualidade? Então acesse:
1). Digite seu e-mail e clique em cadastrar. 2). Entre em seu e-mail e confirme a inscrição. Estes dois passos, garantem o recebimento dos artigos, tutoriais e moldes em seu e-mail.
# ASSISTA, AGORA! COMO SE CADASTRAR
o bordado é um tipo intereçante de arte.